top of page

1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência recebe elogios e inspira reflexão contínua

O 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência chegou ao fim, mas a luta por melhores condições de trabalho, equidade de gênero e sustentabilidade continua! Recebido com muitos elogios, o Seminário segue inspirando organizações a criar ações e políticas públicas voltadas às catadoras de materiais recicláveis, que são 70% da categoria de catadores de recicláveis no Brasil.


“Seminário maravilhoso! Nos trouxe muito conhecimento, trocas, esclarecimentos, ânimo e esperança de que as coisas vão melhorar para nossa categoria. Parabéns e muito obrigada pela organização. Tudo pensado com carinho para nós. Fomos muito bem tratadas e que em 2024 possa ser um encontro maior que venha contemplar muitas outras mulheres catadoras”, disse uma participante do Seminário nas redes.

“Foi lindo demais, rico de informações para o crescimento e empoderamento das mulheres catadoras de materiais recicláveis. Parabéns a MNCR e o Instituto Lixo e Cidadania pela parceria forte com catadores e catadoras do Paraná e de todo o país. Vamos continuar essa luta!”, elogiou outra participante.


“Parabéns pelo evento, por mais catadoras protagonizando a luta!”, “O Seminário foi maravilhoso e passar esses dias com vocês foi 10”, e, ainda, “que potência esse Seminário”, foram outros feedbacks recebidos pelas redes sociais do evento.


O Seminário só foi possível graças aos nossos patrocinadores: Programa Pró-Catador, Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Unicatadores, Instituto Lixo e Cidadania, Unilever, Sistema OCB, Sebrae, Fundação BB, Ministério Público do Trabalho e o Governo do Brasil.




Siga as redes sociais do Instituto Lixo e Cidadania e acompanhe mais informações sobre a luta das catadoras:



24 visualizações0 comentário
bottom of page