top of page

Abertura do 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência conta com mais de 400 participantes


Nesta quarta-feira (25/10), foi realizada a abertura oficial do 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência, às 9h. Mais de 400 pessoas de todo o país compareceram ao evento presencial, em Pontal do Paraná, entre elas catadoras de materiais recicláveis, organizações sociais, políticos e especialistas.


"É muito importante que as autoridades políticas venham a esse evento, e não apenas sentem e nos escutem, mas também para que quando nós formos para Brasília ou em nossos estados buscar os órgãos públicos, que nos recebam. Vamos construir juntos políticas públicas de transformação", disse Claudete Costa, presidente da União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias (UNICOPAS), na abertura do evento.

O Seminário, patrocinado pelo Programa Pró-Catador, Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Unicatadores, Instituto Lixo e Cidadania, Unilever, Sistema OCB, Sebrae, Fundação BB, Ministério Público do Trabalho e o Governo do Brasil, conta com palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e mobilizações.




Foram quatro painéis ao longo da tarde, com os temas: Um olhar sobre a conjuntura atual; um olhar sobre a saúde da mulher catadora - a saúde física, mental e social; Empreendedorismo feminino e o trabalho coletivo e solidário (cooperativas e associações) e as mudanças climáticas e o papel das catadoras e dos catadores – impulsionando as mudanças de hábito da população.


"Cada ano que passa ficamos muito felizes em ver o crescimento das catadoras, afinal, são a maioria dos catadores no Brasil. Aprendemos a cada dia com elas e estamos avançando cada vez mais na caminhada por melhores condições de trabalho", falou, na abertura do evento, o Luiz Henrique da Silva, presidente da União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Unicatadores), na abertura do 1º Seminário Nacional Catadoras de Resistência.





O evento continua nos dias 26 e 27 de outubro com vários painéis e atividades. Confira a transmissão do primeiro dia no Youtube:




Acompanhe também as redes sociais do Instituto Lixo e Cidadania:



17 visualizações0 comentário
bottom of page