top of page

Efeitos do 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência serão duradouros para as trabalhadoras



Nesta sexta-feira (27/10), encerra-se o 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência. Foram três dias de evento, dez painéis educativos, mais de 400 participantes presenciais em Pontal do Paraná, além da transmissão ao vivo de todo o evento.


Organizações de catadores de materiais recicláveis, movimentos sociais, políticos e especialistas comparecem para debater e fomentar políticas públicas de reconhecimento do trabalho das catadoras para as cidades e a sustentabilidade.


"As catadoras entram aqui umas e saem daqui outras, porque elas saem sabendo a importância do trabalho delas, onde elas podem chegar, as políticas públicas que estão sendo construídas para inclusão e as que já existem e muitas nem tem conhecimento. Elas saem daqui empoderadas", disse Rejane Paredes, no último dia (27/10) do 1º Seminário Nacional Catadoras na Resistência.

No almoço de despedida, foi comemorada a grandeza desse evento que transformou a vida dos participantes. Foram compartilhadas histórias inspiradoras, ideias inovadoras e estratégias sólidas para fortalecer a luta pela igualdade de gênero, justiça e direitos humanos.


Isso só foi possível graças aos patrocinadores: Programa Pró-Catador, Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Unicatadores, Instituto Lixo e Cidadania, Unilever, Sistema OCB, Sebrae, Fundação BB, Ministério Público do Trabalho e o Governo do Brasil.





Foram realizados, pela manhã, os dois últimos painéis, com os temas “Cuidados, combate à pobreza e trabalho infantil” e “Desafios da comunidade LGBTQIA+ no mundo do trabalho e na luta pelos direitos básicos”. Ao longo dos três dias de Seminário, foram realizados dez painéis educativos.





Todos os dias de evento foram transmitidos ao vivo no YouTube e no Facebook do Instituto Lixo e Cidadania. Assista à transmissão a qualquer momento:


Acompanhe também as redes sociais do Instituto Lixo e Cidadania:



33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page